A Câmara

por Interlegis — última modificação 10/07/2023 15h15
Um pouquinho da nossa História

Em 1837, com a possibilidade dada pelo Presidente da Província Paulino José Soares de Souza (Visconte do Uruguai), de se erigir em vila a freguesia de Sant'Ana do Piraí os moradores mais abastados se movimentaram para que esse projeto se tornasse realidade, assinaram um termo de obrigação de construir a Casa da Câmara, Júri e Cadeia. Tendo a frente o Barão do Piraí (José Gonçalves de Moraes), um dos mais ricos fazendeiros da Província assinou-se o Termo de Obrigação em 24 de março de 1837, sendo também composta a Comissão por Felisberto Ribeiro Franco, Manuel José de Barros Viana, Raimundo de Souza Breves e Silvino José da Costa. O Termo de Obrigação tinha o prazo de 2 anos e logo a Comissão formada por 13 cidadãos da freguesia agenciou uma subscrição para angariar fundos para construção do prédio. Com o plano de orçamento levantado aprovada pelo Presidente da Província começou-se a obra no mesmo ano de 1837, em terras do comendador Antonio Estevão de Magalhães Pusso, que só doaria o terreno por escritura pública datada de 09 de agosto de 1939. Em 11 de novembro de 1938, foi inaugurado o prédio pelo Presidente da Província Paulino José Soares de Souza e pelo 1º Presidente eleito em 21 de outubro de 1838, Comendador José de Souza Breves Filho; no mesmo dia foi realizada a 1ª Sessão da Câmara que funcionaria no prédio até fins de 1960, quando mudou-se para o prédio atual.