Bispo Dom Francisco Biasin visita o Legislativo de Piraí

Em visita oficial ao município de Piraí, o Bispo Dom Francisco Biasin, acompanhado do Padre Paulo Nogueira, da Paróquia de Santana; do Senhor Waldir representante da Cúria, juntamente com alguns membros da Igreja Católica de Piraí estiveram reunidos no dia 08/09, terça-feira , com o Presidente da Câmara Municipal de Piraí e demais vereadores para tratarem de assuntos de interesse da comunidade.

Durante a reunião, o Bispo Dom Francisco Biasin fez um breve relato de sua visita aos bairros, distritos e instituições instaladas no município. Destacou que após ouvir várias pessoas das comunidades visitadas chegou à conclusão de que o município de Piraí é um lugar aprazível de se viver, de morar. O Presidente Júnior Rocha aproveitou a ocasião para passar as mãos do Bispo um documento solicitando a regularização e doação dos terrenos em nome da Cúria Diocesana, situados nos Bairros Nova Esperança e Capelinha, no 1º distrito de Piraí, uma vez que os atuais moradores não têm nenhuma segurança jurídica da posse daqueles imóveis, e que a referida regularização é uma reivindicação antiga dos moradores, pois sem estes documentos não conseguem obter financiamento público ou privado para melhoria de suas residências. Dom Francisco afirmou que o ideal seria mesmo a regularização dos terrenos, mas ressaltou que gostaria de contar com o apoio de Poder Legislativo e Executivo para agilizar o processo das regularizações. O Presidente se comprometeu a trabalhar junto com os demais vereadores para que não haja custo nenhum para o morador nem para a própria mitra, salientando que tal regularização traria maior tranquilidade aos moradores residentes naquelas localidades. O presidente Júnior Rocha, após a reunião em seu gabinete Júnior Rocha convidou o Bispo Dom Francisco para participar da sessão ordinária Câmara, o que prontamente aceitou. Ao iniciar a sessão, o Presidente falou que era motivo de muito orgulho para todos nós da cidade de Piraí,  enquanto cidadãos e representantes da população,  receber esta visita ilustre do nosso Bispo Dom Francisco Biasin que muito nos honrou  com a sua presença. Em seguida, o Bispo Dom Francisco recebeu das mãos do presidente, com a anuência dos demais vereadores, uma comenda de “Visitante Ilustre” contendo os seguintes dizeres: A Câmara Municipal de Piraí, de acordo com a Resolução nº 422, de 02 de agosto de 2005 outorga certificado de visitante ilustre de nº 07 a Dom Francisco Biasin, dado em Piraí, Estado do Rio de Janeiro na República Federativa do Brasil, no dia 08 de setembro de 2015. Após, o Presidente concedeu a palavra ao Dom Francisco.

Principais trechos do pronunciamento de Dom Francisco.

Eu estou aqui em visita pastoral a Paróquia Nossa Senhora Santana de Piraí desde sábado passado, 05/09, e terminarei esta visita domingo, dia 13/09. É dever do Bispo, exigido pela legislação da igreja católica, visitar todas as comunidades e todas as paróquias a cada cinco anos, completei no dia 28 de agosto passado, quatro anos da minha presença aqui nesta região, na Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda.”

“A minha visita oficial para igreja católica, conhecida como visita pastoral, é a visita do pastor que quer conhecer o seu rebanho e também a realidade local, sendo que esta realidade é feita por pessoas, instituições e de histórias, sendo muito importante para mim, não apenas fazer uma visita momentânea ou interrompida, mas morar aqui, ou seja, vivenciar o dia o dia da cidade, como disse o Papa Francisco; sentir o cheiro das ovelhas, conhecer o povo, o clima, a sua história, enfim, dentro das suas alegrias e, quem sabe, dentro dos seus sofrimentos e dos seus desafios,”.

“Eu não vim aqui para ensinar nada a ninguém, mas o que é próprio da igreja e do evangelizador de que representa a Jesus, o Bom Pastor, é dizer uma palavra de incentivo em duas vertentes: a primeira, a vertente do imperativo ético, eu creio que no nosso país nesses últimos anos nós experimentamos o que significa a ética na política, ou seja, na vida pública, é, uma exigência e um imperativo improrrogável, um país somente progredirá, não somente se tiver dinheiro, mas quando tiver em primeiro lugar, a lisura política de quem exerce o poder em benefício do bem comum com transparência e com o desejo de beneficiar, sobretudo, àqueles que sentem na pele a dificuldade de lutar pela vida”.

“Senhores vereadores, no exercício de seus mandatos coloquem em primeiro lugar este imperativo ético.”

“A segunda palavra que gostaria de dizer com muita simplicidade é aquilo que caracteriza a presença dos senhores; os senhores são representantes do povo, isto se diz com muita facilidade, mas o que significa representar o povo, tornar presente aquele que nos deu a possibilidade e a oportunidade de expressar os anseios mais profundos e mais nobres que o próprio povo têm, como representante ter um olhar atento para acolher as necessidades do povo.”

“Cuidem das crianças e dos jovens são não apenas o futuro, mas são o presente que poderá construir um futuro que eu acredito, pela fé que tenho e pela experiência que enriquece a minha vida, que será sem dúvida mais luminoso que o passado dependendo de como nós queremos construí-los.”

                                                                            “Dom Francisco Biasin”   

 

Fala do Presidente

         “Quero agradecer mais uma vez em nome do Legislativo de Piraí a visita de Dom Francisco Biasin e do Padre Paulo Nogueira em nossa Casa, ressaltando o excelente trabalho que vem desempenhando à frente da comunidade de Santana, pessoa que eu tenho muito orgulho de chamar de amigo, pois tem sido um verdadeiro amigo da cidade e das pessoas. Aproveito a oportunidade para dizer para Dom Francisco que hoje,  pela manhã,  acompanhado do vereador Ladeira recebemos cerca de trinta  alunos da rede pública municipal que vieram conhecer as atribuições do vereador e o funcionamento administrativo da Casa. Os alunos receberam uma cartilha que  trazia em seu conteúdo todas as atribuições do cargo de vereador. Júnior Rocha disse ainda que    quando colocou seu nome para presidir a Câmara havia dito  que tinha o sonho de implantar no Legislativo,  o Parlamento Mirim , salientando que já existe o  prefeito mirim,  e que no mês de outubro a prefeitura estará realizando uma seleção do prefeito mirim e do vereador mirim , onde serão escolhidos nove vereadores mirins através de uma redação de que eles estarão atuando na Câmara uma vez por mês , apresentando propostas , indicações e  projetos de lei que serão aprovados e encaminhados para o Executivo , ressaltando ser um forma de estar mudando um pouco esse cenário do nosso país , acreditando que só será possível mudar através da Educação e da base para que ele possam entender o verdadeiro papel do político perante a sociedade e,  assim no futuro dar orgulho para todos nós,  brasileiros. Reafirmo,  para nós vereadores,  é motivo de muita alegria e orgulho ter recebido em nossa Casa a presença de tão ilustre pessoa . Leve o nosso abraço Vossa Excelência , o nosso respeito  e a nossa admiração.

Fonte: Setor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piraí