Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / 01 de Outubro – Dia do Vereador

01 de Outubro – Dia do Vereador

Hoje dia 1º de outubro, comemora-se em todo o país o Dia do Vereador, instituído pela Lei Federal nº 7.212/1984.

Nessa importante data, a Câmara Municipal de Piraí/RJ parabeniza os vereadores do Município. A atuação do Poder Legislativo é fundamental para o fortalecimento da democracia, e o vereador, com seu trabalho, representa o primeiro elo da sociedade junto ao poder público. Mas que comemorar e trocar saudações é também, uma data para se refletir o verdadeiro papel do vereador na sociedade.

São 5.565 municípios que nesse dia reverenciam os seus vereadores, pessoas dispostas a abandonar a sua vida privada, tornando-se pública e alvo de todas as atenções e cobranças.

Reconhecido pela maioria como “espelho da comunidade” ou “para-choque das aspirações populares”, o vereador atual tem, na verdade, uma responsabilidade social muito grande, que vai além da função de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo.

Por estar mais presente na comunidade, em contato direto com a população, é o vereador que recebe diariamente toda carga de reclamações e de pedidos diversos. É ele que ouve as críticas, quase nunca elogios e, na medida do possível, atender o eleitor e ou encaminhar a demanda aos órgãos competentes.

É verdade que o cargo de vereador dá certo status aos detentores, o convívio com personalidades e autoridades ilustres. Mas é verdade também que o cargo exige certos sacrifícios. Como ter que se ausentar algumas vezes da casa por compromisso legislativo, ou mesmo o distanciamento diário da família por causa por causa das intermináveis , incontáveis visitas e afazeres pertinentes ao mandato.

Portanto neste Dia do Vereador, a mensagem que fica é:

A grande importância de ser ter uma Câmara de Vereadores é tê-la coesa, harmônica e realmente preocupada como os interesses da Comunidade Piraiense. Parabenizamos a cada vereador de Piraí, pela forma que vem conduzindo o Poder legislativo, buscando sempre melhorias para toda a cidade.

Assim, mais uma vez, parabenizamos a todos os vereadores que fizeram e fazem parte da organização funcional do município de Piraí.