Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Com a presença de ex-alunos, professor Bolinha recebe Moção de Aplausos da Câmara

Com a presença de ex-alunos, professor Bolinha recebe Moção de Aplausos da Câmara

Com a presença de ex-alunos, professor Bolinha recebe Moção de Aplausos da Câmara

“Eu, particularmente, sou produto do trabalho do Bolinha", destacou Júnior Rocha

Um dos maiores incentivadores do esporte amador no município de Piraí, o professor de educação física Aldemir Cavalcanti de Assis, o Bolinha, como é mais conhecido, foi homenageado pela Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (dia 11), pelos relevantes trabalhos no ensino. A sessão de entrega da Moção de Aplausos foi acompanhada por diversos ex-atletas e familiares do professor.

A trajetória de Bolinha foi destacada pelo vereador Júnior Rocha (DEM), autor da Moção, e em carta lida na tribuna por Paula Valente, sua ex-aluna. Nascido em Xapuri, no Acre, ele chegou em Pinheiral, então distrito de Piraí, após ser acolhido por uma família carioca que se solidarizou com a história daquele menino, então com 14 anos, que havia se perdido do irmão no aeroporto, devido ao atraso no voo.  

Finalmente em Pinheiral, e com o prazo de matrícula encerrado para o antigo colégio Nilo Peçanha, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Bolinha mais uma vez acolhido. Desta vez pela senhora Jorcelina e seu marido José Matias, que lhe conseguiu um curso de tratorista para cobrir o tempo perdido. O esforço foi recompensado. Anos depois formou-se em técnico agrícola.

A vida como professor, no entanto, ainda estava por iniciar. Mais especificamente após se formar pela Fundação Oswaldo Aranha (FOA), no curso de Educação Física. Em 1971, começou a exercer as atividades em Piraí, como professor. Trabalhou na Escola Estadual Lúcio de Mendonça e o Colégio Estadual Affonsina Mazzillo Teixeira Campos, onde organizou diversos times de handebol, conquistando expressivos títulos. A aposentadoria aconteceu em 2008.

Social

O professor Bolinha também foi membro do Rotary Club de Pinheiral, exercendo cargos de diretoria e presidência em três períodos. “Eu, particularmente, sou produto do trabalho do Bolinha. Nunca fui bom atleta, mas sempre fui muito bem acolhido por ele. Nos acolhia, nos dava segurança, mostrava o caminho, ensinava a não esmorecer e seguir em frente. O seu trabalho está sintetizado em algumas pessoas, que hoje são médicos, dentistas, professores de educação física, empresários etc. Fica aqui o meu muito obrigado”, destacou o vereador Júnior Rocha da tribuna. Também destacaram o trabalho do educador os vereadores Cesinha (PDT), Russo (Avante), Flávio Banana (Avante), João Máximo (PDT), Junior Dentista (PDT), Darlei Gomes (MDB) e o presidente Mário Hermínio (MDB).  

 

 

 

              

Ricardo
Ricardo disse:
25/06/2018 09h41
Lamentavelmente comunico o falecimento do professor Bolinha. O enterro será em Pinheiral, hoje, 25 de junho de 2018 às 17 horas.
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.