Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Legislativo de Piraí realiza Sessão Solene em homenagem a Semana do Idoso

Legislativo de Piraí realiza Sessão Solene em homenagem a Semana do Idoso

Na noite do dia 28/09, segunda-feira, o Legislativo de Piraí realizou Sessão Solene em homenagem a 13º Edição da Semana do Idoso. O evento aconteceu no Plenário Ivan Vernon Gomes Torres e contou a presença de autoridades, personalidades e pessoas da comunidade.

A Sessão Solene foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Piraí, Vereador Júnior Rocha. Fizeram parte da Mesa Diretiva as seguintes autoridades: O Exmo. Senhor Prefeito Municipal de Piraí, Dr. Luiz Antonio da Silva Neves, O Exmo. Senhor. Presidente do Conselho Municipal de Idoso de Piraí, Gilberto Martins Loureiro e a Ilma.  Senhora. Professora Daisy Lucia Lima Botelho, representando o Secretário Municipal de Esporte Lazer, Waldomir Werneck.

Participaram da solenidade os vereadores; Vice- Presidente da Câmara, Flávio Banana, Eco Stacatto, Darlei Gomes de Moraes, Alzemiro dos Santos Dias e José Paulo de Carvalho Oliveira (Russo), a Ilma. Senhora. Secretária Municipal de Educação, Sandra Gomes Simões, o Ilmo. Senhor. Presidente do Conselho Municipal de Segurança de Piraí, Ildo Terra, o Ilmo. Senhor. Dr. Flávio Macharet, representando o Presidente da OAB Piraí-Pinheiral, Senhor Gustavo de Abreu, o Ilmo. Senhor. Procurador Geral da Câmara Municipal de Piraí, Antonio Ribeiro da Silva, do Ilmo. Senhor. Coordenador Legislativo da Câmara, Ailto Silva Neto, de Conselheiros do Conselho Municipal do Idoso de Piraí e demais idosos do Projeto 3ª Idade em Atividade da Prefeitura Municipal de Piraí.

 Dos Pronunciamentos:

     “Agradeço aos homens na pessoa do Sr Pepê, pessoa guerreira batalhadora que muito nos orgulha com o seu trabalho e as mulheres na pessoa da minha Avó Tereza que é o grande amor da minha vida. Para nós da Câmara de vereadores é motivo de muita alegria abrir as portas desse Legislativo para fazer esta justa homenagem aos nossos idosos, em parceira com o Conselho Municipal do Idoso de Piraí e com a Prefeitura de Piraí. O município estará completando no dia 18 de outubro 178 anos de Emancipação Político Administrativa, sem dúvida que foi pelas mãos dos senhores e senhoras que chegou até aqui com toda essa pungência e essa energia. Nós devemos muito a cada um de vocês. Parabéns a todos e continuem com essa garra e com essa energia, é gratificante olhar daqui, e ver a esperança, a alegria e esse brilho que tem nos olhos dos senhores e senhoras, estamos felizes em recebê-los em Nossa Casa Legislativa e compartilhar desse momento tão especial com todos”.

                                                                                                                     - Presidente Júnior Rocha - 

        “Mais um ano que a gente vê esta Casa repleta não só de pessoas da terceira idade, mas, pessoas que tem essa participação na nossa sociedade para que possamos ter um envelhecimento saudável, não apenas no aspecto físico, mas também, no aspecto social e emocional. São treze anos que o Legislativo de Piraí vem realizando essa homenagem aos Idosos juntamente com o Executivo. Eu enquanto profissional de educação física na área de atividade física e abraço outras modalidades para poder estar trazendo esta reflexão para nossa sociedade. O mais importante desta homenagem na Câmara é a oportunidade que tem de estar falando para muitas pessoas que não fazem parte do nosso projeto, vem ser a importância da pessoa da na sociedade, nós temos muitas histórias de pessoas idosas e algumas já se foram e que tem um marco no nosso município de trabalho, de dedicação, de uma postura de pessoas comprometidas com o bem comum que vem a ser de suma importância para gente. Eu espero que vocês aproveitem bem esta noite, obrigado Presidente Júnior em nome de quem eu agradeço a toda a essa Casa Legislativa por mais esta homenagem aos nossos idosos”.

                                                                                                                    - Daisy Lucia Lima Botelho -

 

       “Vocês não fazem ideia da felicidade do presidente do conselho em  ter a oportunidade de participar de uma solenidade, onde 90% das pessoas presentes,  são idosas e que vem aqui assistir este importante acontecimento.Temos o conhecimento do sacrifício que  cada uma delas tiveram que enfrentar para estarem presentes neste evento. Não poderia deixar de registrar mais uma vez a presença do Dr. Iracy Ribeiro, o nosso vice-presidente que com a sua experiência e trabalho no Conselho Municipal de Piraí, contribuiu para que este conselho seja reconhecido nacionalmente e servindo de modelo para outros conselhos do nosso estado e bem como do Brasil. Não vou me alongar, pois esta noite a festa de vocês. Parabéns a todos os idosos do nosso município”.    

                                                                                                                     - Gilberto Martins Loureiro –

 

             "Eu hoje não poderia deixar de fazer referência ao senhor Iracy Ribeiro, carinhosamente conhecido por todos como seu Pepê , meu amigo de longa data e que todas as vezes que temos a oportunidade de nos encontrar , repete uma frase bastante importante, “tenho um pedacinho da sua faculdade de medicina , pois foi eu que ajudava a organizar ônibus para que você e outros alunos pudessem estudar em Volta Redonda”. Fico muito feliz em estar presente nesta solenidade mais uma vez, como disse a  professora Daisy , não só comemorando esta data , mas na condição de prefeito , ajudar a alavancar todas as política públicas que são importantes para que possamos avançar.Nós precisamos o tempo todo pensar nas políticas públicas voltadas para questão da terceira idade que são fundamentais para nossa vida , não só para o respeito , pela trajetória das pessoas na sociedade por reconhecer essa trajetória e que a vida devagarzinho nos impõe alguns limites as vezes mais físicos do que de outra coisa e que a nossa cidade tem que buscar superar essas questões. As cidades a partir de 2025 no Brasil, essa é a média, contaram com mais idosos do que jovens , a nossa população a cada ano que passa ela nasce menos crianças e as pessoas vivem mais , então irá chegar um momento dessa inversão em que o Brasil já foi um país de jovem e não é mais , atualmente o país tem um certo equilíbrio entre os jovens e os idosos, mas a partir de 2025 , nós teremos menos jovens que idosos , e essa sociedade tem que estar preparada para este fato , certamente teremos menos pediatra como eu sou e mais clínicos e geriatras , porque este é o público maior. O Conselho Municipal do Idoso de Piraí vem exercendo um papel fundamental, pois, ele ajudar pensar como é que nós podemos formular políticas públicas para poder melhorar o dia a dia das pessoas, ressalto  que sem dúvida nenhuma que o conselho com todos os seus componentes , mas tendo a frente o Gilberto e o senhor Iracy , tem sido exemplos e uma referência para vários outros lugares do Brasil. O idoso de Piraí participa , é ativo, é frequente e discutem os problemas , fala o que pesa, da ideia e que esta energia pujante que as veze é importante a gente ressaltar e que temos que reconhecer.Quero parabenizar esta Casa e a todos seus vereadores que vem há anos realizando sessões solenes de reconhecimento e de valorização do idoso como destaque dessa política pública".

                                                                                                                - Luiz Antonio da Silva Neves -   

                       Além dos pronunciamentos das autoridades da Mesa Diretiva, usaram da palavra os vereadores, Eco Stacatto, Mário Hermínio da Silva Carvalho, Alzemiro dos Santos Dias, José Paulo Carvalho de Oliveira (Russo) e Darlei Gomes de Moraes.

              Após os pronunciamentos foi feita uma homenagem aos idosos no Espaço Literário Inspirações Poéticas, por Larissa Noronha e Maria Isabelle, alunos do CEAMTEC, além da apresentação musical do “Coral Renascer”, da 3ª Idade de Piraí. Os idosos residentes no município com idade de 90 anos ou mais, receberam Diplomas “Majestade da 3ª Idade de Piraí”, concedido pelo Conselho Municipal do Idoso de Piraí.

                                                   “Ao final da solenidade houve um coquetel oferecido pela Câmara Municipal de Piraí”.   

Fonte: Setor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piraí 


Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.