Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / PRIMEIRA DAMA DO ESTADO PARTICIPA DE PROGRAMA NA TV ALERJ

PRIMEIRA DAMA DO ESTADO PARTICIPA DE PROGRAMA NA TV ALERJ

Como ensinar as crianças a andar na rua e evitar desaparecimentos? Para discutir essa questão, o programa Educação, da TV Alerj (Canal 12 da NET), recebe a primeira dama do Estado e presidente da ONG Rio Solidário, Maria Lúcia Horta Jardim, o gerente do programa SOS Crianças Desaparecidas, Luis Henrique Silva, e a deputada Martha Rocha (PSD).

No encontro, que vai ao ar nesta segunda-feira (10/08), às 21h, os participantes discutem estratégias e cuidados para reduzir a média de 70 crianças que desaparecem por ano no Rio.

Para testar a facilidade com que pessoas conseguem raptar crianças, o programa foi a parques na cidade para reproduzir um teste mostrado em um vídeo que fez sucesso nas redes sociais. Enquanto a repórter conversa com os pais sobre como eles orientam o filho em situações como essa, uma produtora aborda os filhos com um cachorro, chamando para conhecer seus filhotes. O resultado é surpreendente.

Para a deputada Martha Rocha, a situação serve para alertar os pais sobre a orientação que passam a seus filhos. “Muitas vezes as pessoas imaginam uma abordagem agressiva, que não é o que acontece. Essas pessoas seduzem a criança, e têm perfis variados”, explica a delegada. Para Luis Henrique, que trabalha com crianças desaparecidas, o teste mostra que muitos pais precisam rever seus conceitos. “A abordagem é totalmente diferente do que os pais imaginam”, explica.

Novo Cidadão

No programa, Maria Lúcia conta como foi criado o programa Novo Cidadão, em que bebês nascidos em maternidades públicas estaduais já deixam o hospital com carteira de identidade, identificados por foto e digital.

“Fiquei assustada ao saber que 40 mil crianças somem por ano no Brasil. Por isso, ajudei a coordenar a ação de diferentes órgãos para colocar o programa em prática ainda em 2014”, explica. “Esse é um projeto importante, porque a digital é fundamental para ajudar a identificar e encontrar crianças desaparecidas”, completa.

O programa Educação será reapresentado no sábado (15/08), às 10h, e no domingo (16/08), ao meio-dia, e fica disponível no site www.tvalerj.tv.    

Fonte: Setor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piraí.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.