Transporte Público em Piraí é tema central na sessão da Câmara

por eduardo — última modificação 05/03/2024 12h04
Seis matérias relacionadas ao assunto foram debatidas pelos vereadores

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Piraí desta segunda-feira (dia 4), o transporte público coletivo municipal foi tema central de discussão, com seis matérias relacionadas ao assunto sendo debatidas pelos vereadores presentes.

O vereador Alex Joaquim (PL) apresentou o Requerimento nº 19/2024, aprovado em regime de urgência, solicitando ao Poder Executivo uma cópia integral do contrato emergencial firmado com a empresa responsável pelo serviço de transporte público. Segundo o parlamentar, o novo acordo está gerando transtornos à população, suscitando dúvidas e questionamentos entre os munícipes. Ele justificou a necessidade dessas informações para o desenvolvimento do trabalho do Legislativo Municipal.

Além disso, outra iniciativa do vereador Alex foi a Indicação nº 89/2024, que sugere ao prefeito o encaminhamento à secretaria competente para viabilizar a concessão de uma nova linha entre Serra do Matoso e Piraí, e a ampliação dos horários para o distrito de Cacaria. Alex destacou que o novo modelo de transporte não trouxe melhorias àquela localidade, resultando na perda da linha que ligava o bairro ao município de Seropédica, o que tem prejudicado a população.

Por sua vez, o vereador Ronaldo Corrêa Leite, o Didi (Patriota), propôs a Indicação nº 80/2024, sugerindo à Prefeitura a atualização do aplicativo móvel "Piraí Mobile" para incluir os horários de ônibus em tempo real. Didi enfatizou que essa atualização seria de grande importância para os usuários do transporte público, facilitando o acompanhamento dos trajetos dos ônibus.

Já o vereador Junior Dentista (PSB) propôs a Indicação nº 86/2024, solicitando ao prefeito Dr. Ricardo Passos (Patriota) a adequação do Plano Municipal de Transportes para contemplar integralmente o bairro Rosa Machado, que, segundo ele, ainda não foi atendido adequadamente pelas demandas do transporte público. “O bairro Rosa Machado é populoso e extenso, e a adequação visa contemplar as necessidades dos munícipes com entrada e saída do bairro, que a princípio não foi atendido com essa demanda específica”, pontuou Junior Dentista.

Na mesma sessão, foram aprovados dois requerimentos. O vereador Alexsandro Sena (PDT) solicitou, por meio do Requerimento 08/2024, intervenção da Prefeitura junto ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) para criar uma nova seção de ônibus entre Piraí e Resende/Itatiaia. Sena ressaltou a importância dessa medida para facilitar o acesso dos trabalhadores da cidade a grandes polos industriais e para aumentar a acessibilidade e a conectividade entre diferentes regiões.

Enquanto isso, o vereador Prico (PSC) solicitou no Requerimento 15/2024 informações atualizadas sobre o término do contrato de concessão do transporte coletivo municipal, visando esclarecer dúvidas da população sobre o novo cenário na cidade.