Em reunião na Câmara de Piraí, representantes do IBGE solicitam apoio da população para concluir Censo Demográfico

por eduardo — última modificação 15/02/2023 12h27
570 domicílios em Piraí ainda não receberam recenseadores

Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 570 domicílios em Piraí ainda não receberam recenseadores para a aplicação dos questionários do Censo Demográfico. Os números foram repassados ao presidente da Câmara Municipal, vereador Mário Hermínio (PSB), durante uma apresentação feita na terça-feira (dia 14) por técnicos do órgão.

“Nós tivemos 78 casas que se recusaram a responder a gente. Em outras 357 casas, já foram feitas pelo menos cinco tentativas em turnos diferentes, inclusive aos finais de semana e a noite, e não conseguimos contato com os moradores”, detalhou o coordenador de área do IBGE, João Flávio. "Além disso, 135 residências que se propuseram a responder o questionários pela internet e que ainda não responderam", completou.

Em campo desde 1º de agosto, o Censo Demográfico do IBGE é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil. Este é o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional. A operação censitária estará nas ruas até 28 de fevereiro.

“O Censo 2022 é um trabalho significativo para o país. Quando for procurado pelo recenseador do IBGE, atenda bem e responda ao questionário durante a entrevista, pela internet ou pelo telefone. O recenseador trabalha uniformizado com colete, crachá e boné. Se o morador desejar, pode confirmar sua identificação através do 0800 721 8181 ou do site do IBGE”, destaca o presidente da Câmara de Piraí, vereador Mário Hermínio, que no encontro com os recenseadores do IBGE esteve acompanhado do vereador Sena (PDT) e de servidores do Legislativo.

Os números do Censo, além de contabilizar a população brasileira, também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.

Vale ressaltar que é a partir do censo que todos terão um retrato do Brasil real, fator muito importante para o delineamento das políticas públicas, especialmente em relação à célula mãe da federação, que são os municípios.