Plenário da Câmara aprecia 31 matérias no retorno das pautas de votação

por eduardo — última modificação 13/08/2021 09h10

A pauta de votação do segundo período legislativo de 2021 no plenário da Câmara de Vereadores de Piraí foi retomada na segunda-feira (dia 9), com a apreciação de 24 matérias no Expediente, entre requerimentos, indicações e moções. Na Ordem do Dia, outras sete proposições foram apresentadas.

Um dos requerimentos lidos foi o vereador Russo (Avante), solicitando à Light – Serviços de Eletricidade S/A a disponibilização diária de uma equipe de plantão emergencial para atendimento no município. “O requerimento visa o melhor atendimento aos munícipes, visto que as quedas de energia podem ocorrer em qualquer dia e horário, principalmente em períodos de chuva forte. Por conta dessas quedas e da falta de equipes de prontidão, os munícipes podem ficar sem energia por um longo período, podendo acarretar não só a privação de suas atividades diárias simples, mas também a perda de alimentos e aparelhos elétricos”, justificou.

A Light também foi alvo de um segundo requerimento de autoria de Russo, pleiteando a poda das árvores embaixo da rede elétrica em toda a extensão da Rua Vista Alegre, no bairro Ponte das Laranjeiras. As duas propostas do parlamentar foram lidas e ainda precisam ser votadas pelo plenário.

Indicações

Já o vereador Júnior Dentista (PSB) indicou ao Poder Executivo que firme uma parceria com a secretaria de Estado de Turismo para que dê suporte ao Município para instalar um Ponto de Apoio ao Turista. A proposta é que o acordo sirva como instrumento de ligação entre a iniciativa privada, por meio da rede hoteleira, restaurantes, visitantes e munícipes. “O Ponto de Apoio ao Turista contará com internet, banheiros, água, café e toda infraestrutura a fim de fomentar e apoiar a cadeia do Turismo no município de Piraí”, destaca.

O estudo da possibilidade de construir uma área de lazer com academia ao ar livre e uma praça de brinquedos, no estacionamento do Centro de Eventos de Piraí, foi indicado pelo vereador Batata Segurança do Banco (DEM). Enquanto o vice-presidente da Casa, João Máximo (PDT), indicou a reforma geral da quadra poliesportiva (iluminação, cobertura e pintura geral), em frente ao Cassino de Lajes, em Ribeirão das Lajes.

Ainda entre as Matérias do Expediente, foi lida a indicação do vereador Alexsandro Sena (PDT) para a criação da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal em Piraí. Enquanto Vicente de Arrozal (MDB) pediu que fosse vista a possibilidade da colocação de um semáforo no cruzamento da Rodoviária, no Centro.

Outras indicações lidas foram voltadas para a área de infraestrutura. O presidente Alex Joaquim (PL), por exemplo, solicitou a pavimentação da Estrada do Nonô até o limite com o município de Itaguaí, na Serra do Matoso. O vereador Mário Hermínio, por sua vez, pleiteia o serviço de patrolamento e ensaibramento na Rua Carmem Miranda, no bairro Koppland.   

 Ordem do Dia

Na pauta da Ordem do Dia da sessão do dia 9, os parlamentares aprovaram uma Moção de Aplausos ao atleta Yan Conceição Ribeiro, morador do bairro Varjão. De autoria do vereador

 Xandeco (Republicanos), a homenagem reconhece o talento do jogador da equipe Sub-10 do Volta Redonda Futebol Clube. “O Yan vem se destacando nos campeonatos que disputa, levando consigo o nome da cidade de Piraí”, destacou Xandeco.