13 de Abril – Dia Mundial da Imprensa

por Getulio — última modificação 20/09/2018 19h07
A imprensa tem provocado uma das maiores revoluções que o mundo conheceu e contribuído decisivamente para a generalização da cultura, desde sua invenção por Gutenberg. Hoje, a imprensa tem papel fundamental no dia-a-dia das pessoas e na relação entre os povos.

Pode-se afirmar que ela teve seu início na Itália, no século XVI, pois nesse período começou a circular as folhas volantes, anunciando grandes eventos. Mas foi só a partir dos séculos XVIII e XIX que a imprensa passou a ter o formato conhecido atualmente, tornou-se um meio de exposição de ideias, pontos de vista e opiniões.

Hoje, após 27 anos de ditadura militar no Brasil e muita censura, a imprensa vive em estado soberano de democracia, principalmente no que diz respeito ao seu papel e aos direitos constitucionais garantidos. Alguns estudiosos a consideram como sendo o quarto poder.

O papel desse conjunto de jornais e publicações congêneres, na atualidade, é informar a população de todos os acontecimentos importantes que ocorrem na sociedade, sendo um instrumento valioso de utilidade pública, cumprindo assim, um relevante papel social, conscientizando a população e resgatando a cidadania por meio da informação.

Um dos grandes desafios, nos dias de hoje, é buscar o direito à informação, divulgando assuntos, cujo enfoque, seja essencial para a formação da opinião pública.

Neste, 13 de abril, Dia Mundial da Imprensa, parabenizamos a todos os profissionais de imprensa do Município, os quais trabalham arduamente para que nossa cidade seja cada vez mais conhecida, tanto por sua população como por aqueles que aqui frequentam.

Fonte: Setor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piraí.