Aprovado projeto instituindo campanha permanente para estimular vacinação de cães contra a cinomose

por eduardo — última modificação 06/07/2021 16h16

Na sessão ordinária realizada na segunda-feira (dia 5), a Câmara de Piraí apreciou e aprovou o projeto de lei 21/2021, instituindo a campanha permanente de conscientização para estimular a vacinação de cães contra a cinomose. A doença afeta cachorros mais jovens (em seu primeiro ano de vida) ou animais mais velhos que não tenham sido corretamente imunizados. A matéria agora aguarda sanção do Poder Executivo.

O texto apresentado em conjunto pelo presidente da Câmara, Alex Joaquim (PL), e o vereador Didi (Patriota) ressalta que no Brasil apenas um em cada cinco cães é vacinado contra a cinomose anualmente. Levando em consideração a posição de especialistas, é justificado que programas de vacinação em massa podem reduzir drasticamente a incidência dessa doença.   

Causada por um vírus que sobrevive por muito tempo em ambientes secos e frios, a cinomose é altamente contagiosa e letal. O único tratamento possível é a prevenção pela vacinação, que deve acontecer quando os cães atingem seis meses de idade. Filhotes devem receber três doses desta vacina na primeira fase da vida. Posteriormente os cães devem receber uma dose de vacina anualmente.

Foto: Agência Brasil