Câmara aprova repasse de R$ 2,8 milhões para o Hospital Flávio Leal

por eduardo — última modificação 14/06/2022 11h51
Recursos financeiros fazem parte do Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI)

A Casa de Caridade de Piraí, mantenedora do Hospital Flávio Leal, receberá aporte financeiro de R$ 2,880 milhões, em parcela única. A autorização ao Poder Executivo municipal do repasse do recurso foi aprovada em regime de urgência pela Câmara de Vereadores, na sessão ordinária de segunda-feira (dia 13).

Os recursos financeiros para efetivação da contribuição autorizada são oriundos da secretaria de Estado de Saúde, por meio do Fundo Estadual de Saúde, e fazem parte do Programa de Apoio aos Hospitais do Interior. O PAHI é um programa estadual, cuja finalidade é aumentar a resolutividade das ações através de uma relação entre a Atenção Básica (AB) e os hospitais, promovendo a melhoria da qualidade da gestão, do cuidado, da eficiência e da eficácia dos equipamentos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio.

Com dez leitos de UTI recém-inaugurados, o Hospital Flávio Leal é uma casa de caridade que recebe pacientes não apenas de Piraí e outros municípios do Sul Fluminense, como também de parte da Baixada, como Seropédica, Paracambi e Itaguaí. E por estar próxima à rodovia Presidente Dutra, principal via que liga Rio de Janeiro a São Paulo, a unidade absorve vítimas de acidentes do trecho que corta a cidade. Atualmente, a unidade tem 14 leitos clínica médica – sendo 12 do SUS e dois privados.

A estrutura do hospital conta também, entre outras, com Centro Cirúrgico e Sala de Estabilização, que recebe pacientes graves da emergência. A Mensagem encaminhada pela Prefeitura foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara, em sessão presidida pelo vereador Alex Joaquim (PL).