Câmara adere à Rede Nacional Legislativo Sustentável

por eduardo — última modificação 16/03/2020 18h07
Objetivo é mobilizar as casas parlamentares para que busquem medidas mais sustentáveis
Câmara adere à Rede Nacional Legislativo Sustentável

Vereador Alex Joaquim foi recebido na solenidade pelo deputado Gustavo Tutuca

O presidente da Câmara de Piraí, vereador Alex Joaquim (PP), participou na manhã desta quinta-feira (dia 12) da cerimônia de assinatura do termo de adesão à Rede Nacional Legislativo Sustentável. A solenidade realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, reuniu representantes de 20 câmaras municipais e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

A proposta da Rede é mobilizar as casas parlamentares para que busquem medidas administrativas, atos e processos mais sustentáveis, demonstrando preocupação com o meio ambiente. “O objetivo é estabelecer um espaço e ferramentas para troca de experiências e capacitação em torno da sustentabilidade. Na prática estamos falando sobre a otimização no uso de recursos como água, energia e papel que vão gerar mais economia, e permitir a destinação correta dos resíduos sólidos”, explicou o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT).

A ampliação da rede nacional, de caráter colaborativo, permitirá a troca de experiências e de boas práticas, a realização de eventos conjuntos e, principalmente, o conhecimento por parte da alta administração das câmaras de vereadores do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). O plano é um instrumento de gestão ambientalmente sustentável e de racionalização dos insumos utilizados na administração pública.

O Poder Legislativo de Piraí há alguns anos já desenvolve ações voltadas para a sustentabilidade. Para isso, instituiu o programa “Câmara Verde”, através da Resolução 608/2015. “A proposta que adotamos visa realizar e orientar práticas em favor do melhor aproveitamento de materiais utilizados nos serviços da Câmara e dos resíduos decorrentes da referida utilização, bem como, na preservação do meio ambiente”, destacou o presidente Alex Joaquim, que foi recebido na solenidade pelo deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB).

Entre as práticas adotadas, foram criadas estratégias para redução no consumo de água e combate ao desperdício, promoção do uso sustentável da energia elétrica e a gestão correta de resíduos gerados durante o expediente. Os servidores também receberam canecas duráveis, gerando economia com copos descartáveis.

Adesão Alerj

A Alerj aderiu à Rede Legislativo Sustentável no seu ato de criação, em novembro de 2019, quando também foi lançado um curso online gratuito disponível na plataforma de cursos EAD do Tribunal de Contas da União para auxiliar na implementação do PLS. Além disso, a Casa já estuda a realização de cursos de capacitação e eventos em parceria com outras instituições, para aprofundar a troca de experiências.

Também participaram do evento o procurador-geral do TCE-RJ, Sérgio Cavalieri, Filho; o chefe do serviço de Sustentabilidade do Ecocâmara da Câmara dos Deputados, Luiz Vicente da Costa Braga; e o secretário-geral de administração do Tribunal de Contas da União, Luiz Henrique Pochyly.