Câmara desenvolve projeto ‘Casa da Qualidade’

por eduardo — última modificação 12/02/2020 10h51
Iniciativa foi criada em setembro do ano passado e aprovada pelo presidente Alex Joaquim
Câmara desenvolve projeto ‘Casa da Qualidade’

"A proposta apresentada por Jorge Melhem, criador do projeto, veio ao encontro dos meus anseios", afirma Alex

A Câmara Municipal de Piraí está desenvolvendo o projeto ‘A Casa da Qualidade’, que tem como objetivo aproximar o Legislativo da comunidade piraiense e ao mesmo tempo promover uma capacitação dos servidores. A iniciativa foi criada em setembro do ano passado e aprovada pelo presidente, vereador Alex Joaquim (PP), no mês seguinte.

Desde então, já são 30 ações que estão sendo realizadas de forma simultânea na Casa Legislativa em busca de oferecer qualidade aos serviços prestados. "Assumimos a presidência e encontramos a casa organizada e bem esquipada, no entanto, senti que algo podia ser feito para melhorar mais a casa. A proposta apresentada por Jorge Melhem, criador do projeto, veio ao encontro dos meus anseios, pois aliava injeção de ânimo nos servidores e melhoria na técnica. Estamos melhorando todos os procedimentos operacionais da câmara, buscando, inclusive, trazer a população para dentro dessa Casa Legislativa. Nós, vereadores, estamos de passagem e eu queremos deixar um legado para a cidade. Queremos trazer visibilidade boa visibilidade para a câmara", apontou o presidente.

Um plano de ações foi elaborado, sendo 30 ações já em andamento, visando promover o processo Legislativo e divulgar com transparência os serviços prestados pela câmara, disponibilizando inserção do cidadão em eventos que possam agregar seus interesses pessoais. São dois objetivos centrais: primeiro dotar o corpo técnico da Casa Legislativa com ferramentas que são utilizadas no processo de gestão de qualidade, visando facilitar e promover soluções de problemas. O segundo seria desmistificar a visão ruim que a sociedade tem dos Legislativos do país.

Para tanto, estão programados eventos, como palestras, seminários, exposições. A intenção é que uma vez ao mês aconteçam eventos voltados para a comunidade, não necessariamente no tema Legislativo, mas também saúde, educação, ou qualquer outro de interesse da sociedade.

Dentre as ações já em andamento, que devem ser concluídas ainda neste ano, estão melhorias na parte estrutural do prédio, aquisição de novos equipamentos, criação de portal da transparência e colocar a câmara nas redes sociais, dentre outras.

Certificado

Os servidores receberam, na Sessão Ordinária do dia 3 de fevereiro, o certificado de participação no seminário de apresentação da Metodologia de Trabalho para implantação do projeto ‘A Casa de Qualidade’. A capacitação, com duração de 12 horas, foi promovida nos dias 31 de outubro e 7 de novembro de 2019, no plenário da Câmara Municipal de Piraí.