Legislativo de Piraí sedia o 1º Encontro Interlegis do Estado do Rio.

por Getulio — última modificação 20/09/2018 19h07
A Câmara Municipal de Piraí realizou na manhã do dia 21/09/2015, o 1º Encontro Interlegis do Estado do Rio de Janeiro.

O Evento foi realizado no Plenário Ivan Vernon Gomes Torres e foi transmitido ao vivo pela Câmara WEB e contou com a presença de autoridades, secretários municipais e funcionários de diversas Câmaras do Estado do Rio de Janeiro. O Encontro foi presidido pelo presidente da Casa, Vereador Júnior Rocha. Participaram da Mesa Diretiva as seguintes autoridades: Exmo. Senhor Prefeito do Município de Piraí, Dr. Luiz Antonio da Silva Neves, seu Vice, Francisco Perota da Cunha, do Vice-Presidente da Casa, Vereador Flávio de Almeida Ribeiro (Flávio Banana) e os Presidentes das Câmaras Municipais de Rio das Flores, e de Teresópolis, respectivamente, senhores Vereadores Carlos Augusto Laranja e Maurício Lopes dos Santos, e do palestrante do evento o Coordenador de Treinamento e Ensino/ILB – Interlegis do Senado Federal, senhor Luis Fernando Pires Machado.

 Pronunciamento de Abertura do Presidente Júnior Rocha.

É com muito orgulho que iniciamos o 1º Encontro, juntamente com a oficina de capacitação dos Produtos Interlegis, no nosso município.

Projeto importantíssimo para o desenvolvimento das casas legislativas do Brasil e, em particular, do nosso estado e do nosso município, a um custo extremamente baixo, já que é baseado em software livre, muito importante atualmente, mais uma vez Piraí se lança neste desafio, de forma pioneira, pioneirismo esse, que nos move em busca de um melhor atendimento aos anseios da nossa população, e dessa vez com essa parceria entre a Câmara Municipal de Piraí, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e Interlegis - Senado Federal .

Estamos orgulhosos de estar aqui representando esse programa tão importante de modernização, integração e transparência de Poder Legislativo, o qual temos imenso prazer em sediar.

Esta semana daremos um enorme salto para melhorar a eficiência, a transparência e a comunicação das casas legislativas.

Espero, sinceramente, que o Legislativo cumpra, cada vez mais, a nobre missão pública de representar a sociedade e também de dar maior transparência às suas atividades, abrindo um canal permanente e saudável de relacionamento com o cidadão.

O compromisso do Interlegis com a modernização das casas legislativas é um dos trabalhos institucionais mais importantes realizados pelo Senado Federal.

Hoje, o que pretendemos aqui é, justamente, reforçar essa parceria do Legislativo de Piraí com o Programa Interlegis e compartilhar essa experiência com outras Câmaras Municipais.

Desejo a todos os participantes das oficinas de capacitação uma semana muito produtiva e queria, antes de encerrar, parabenizar pelos 18 anos de Interlegis; um trabalho que alcançou não só o âmbito nacional, mas também internacionalmente, ressaltando que essa valorosa e competente equipe do Interlegis, que não mede esforços para ajudar no processo de modernização e integração do Legislativo.

Agradeço também, aos parlamentares e servidores do Legislativo de Piraí e cidades vizinhas pela participação neste Evento, e podem ter certeza o maior beneficiário é o povo brasileiro.

 Pronunciamentos das Autoridades

 “Em nome da Câmara Municipal de Teresópolis, agradecemos pelo convite e parabenizamos o presidente Júnior pelo brilhante trabalho que vem realizando a frente do Legislativo de Piraí. A Câmara Municipal de Teresópolis foi a 1º Câmara a fazer o convênio com a CGU para implementar o programa “Brasil transparente” e ficamos muito interessados com os Programas oferecidos pelo Interlegis , o que nos motivou a nossa vinda ao encontro.A  cidade de Teresópolis está de portas abertas para sediar o próximo encontro”. Presidente da Câmara de Teresópolis, Maurício Lopes dos Santos.

 É uma honra poder está presente no Legislativo de Piraí, neste 1º Encontro Interlegis no Estado do Rio de Janeiro, e que certamente terá um proveito muito bom para todas as Casas Legislativas, e agradeço a oportunidade em nome da Câmara Municipal de Rio das Flores pelo convite feito pelo Presidente da Casa, Júnior Rocha, a participar deste importante evento. Presidente da Câmara de Rio das Flores, Carlos Augusto Laranja.

 É uma honra está participando da atividade do Interlegis que neste ano está comemorando 18 anos de sua existência, lamentando que muito da nossa população ainda não tenha o conhecimento das atividades do Interlegis, que está presente no seu portal uma série de oportunidades para as pessoas conhecerem melhor as atividades do Legislativo e que oferece vários cursos interessantes, e a Câmara de Piraí já tem essa parceria com o Interlegis há 12 anos. Na ocasião em que estive na Casa, como vereador e Presidente, pude iniciar essa relação mais profunda e naquela ocasião o primeiro grande ato do Interlegis foi disponibilizar o sinal de internet no ano de 2003 para todas as câmaras que quisessem no país inteiro uma tentativa frutífera de aumentar o relacionamento da Câmara Municipal com a Assembleia do Estado e com o Senado Federal e com a Câmara Federal, e, consequentemente, montamos o 1º Telecentro de Piraí, telecentro que surgiu antes do Piraí Digital e que está em atividades até a presente data oferecendo aos munícipes a oportunidade de acesso à internet gratuitamente, ressaltando que de lá para cá vem crescendo as atividades do Interlegis e fico feliz de ver a Câmara de vereadores do nosso município sediou esse evento de relevante importância para todas as Casas Legislativas. Parabenizo os servidores desta Casa que sempre mantiveram esse contato e que faço na pessoa da servidora Adriana Chaves, que também sempre foi uma entusiasta do Interlegis. Presidente Júnior, sua decisão foi acertada em trazer para o Legislativo de Piraí o 1ª encontro do Interlegis, sem dúvida, mais uma marco positivo para sua administração”. Prefeito do Município de Piraí, Dr. Luiz Antonio da Silva Neves.

 Das palestras

 As palestras foram proferidas pelo Coordenador de Treinamento e Ensino/ILB – Interlegis do Senado Federal, senhor Luis Fernando Pires Machado, que abordou os seguintes temas:

 A importância da atualização das Leis Orgânicas e dos Regimentos Internos

   A transparência no Legislativo, a solução WEB Interlegis.

 Encerramento do Evento

 Ao encerrar a 1º parte do evento, o Presidente Júnior Rocha, falou que quando assumiu a Presidência da Casa juntamente com a Mesa Diretora, no seu primeiro mês de gestão, a Câmara havia lançado o Portal Modelo em parceria com o Interlegis, ressaltando que em relação à transparência determinou que a cada bimestre, fosse lançado no portal toda movimentação financeira da Casa, bem como tudo aquilo que diz respeito aos interesses da sociedade. Agradeceu a presença e a participação de todos e, aproveitou a oportunidade para comunicar que as atividades continuaria na parte da tarde a partir da 14 horas , no CEDERJ Piraí – RJ , com as oficinas Portal Modelo e SAPL . 

Fonte: Setor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piraí.