Vereador Darlei Gomes de Moraes homenageia os integrantes do Grupo de Jongo de Arrozal.

por Getulio — última modificação 02/06/2020 10h19
O Vereador Darlei, em sessão ordinária realizada no Plenário da Câmara de Piraí, na noite do dia 19/04/2016 homenageou com entrega de “Moção de Aplausos” aos integrantes do Grupo de Jongo de Arrozal pelo “Dia Municipal do Jongo”, comemorado no dia 20 de abril.

Na tribuna, o vereador proponente destacou a sua alegria e satisfação em entregar aos integrantes do Grupo de Jongo de Arrozal tamanha honraria. Ao justificar a Moção de Aplausos Darlei destacou que o Jongo, também conhecido como caxambu e corimá , é uma dança brasileira de origem africana praticada ao som de tambores, como o caxambu. Salientou ser essencialmente rural e faz parte da cultura afro-brasileira, influindo poderosamente na formação do samba carioca e na cultura popular como um todo. Disse ainda que o jongo,  segundo os jongueiros,  é o “avô” do samba. Afirmou que o jongo é um patrimônio cultural do país presente na Região Sudeste, predominante no Estado do Rio de janeiro, sendo uma das maiores contribuições dos negros para a cultura do Brasil influenciando decisivamente na formação da música popular brasileira. Ressaltou que o distrito de Arrozal tem o grupo de Jongueiro da Cachoeira de Arrozal e que, através da dança, tem uma certa influência na história daquele distrito. Esclareceu que o grupo tem origem nas famílias descendentes dos antigos negros escravizados da Cachoeira da Fazenda da Cachoeira, tendo como marca o ano de 1895, com os seguintes jongueiros: Ismael Teixeira, Apolinário Sérgio, Antonio Fidélis, Bertolino Camilo, José de Fátima, Vitor Honorário, Benedito Ribeiro, Francis Telis, Dona Benta, Geraldinho, Manoel Lourenço, Dona Rosária, Marciano Vieira de outros mais. Salientou que em Arrozal o Jongo vem sendo passado de geração em geração até os dias atuais, sendo que as manifestações culturais do citado grupo, atualmente, ocorrem durante as festas religiosas, encontros de jongueiros, festa comemorativas, dentre outros eventos, e sempre enaltecem o nome do município de Piraí. Ao finalizar, Darlei citou que a data do dia 20 de abril foi escolhida em virtude de ser comemorado o dia de São Benedito, padroeiro dos Jongueiros de Arrozal, dia este em que foi resgatado o Jongo de Arrozal. Agradeceu aos seus pares por terem aprovado, por unanimidade, a Moção de Aplausos para o referido Grupo de jongo.

Fonte: Divisão de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piraí