Vereadores apresentam indicação para instalação de leito de CTI no Hospital Flávio Leal, Piraí

por eduardo — última modificação 14/04/2021 09h12
Piraí conta atualmente com 14 leitos de enfermaria

Foto: Divulgação PMP

A viabilidade da instalação de um Centro de Terapia Intensiva (CTI) no hospital Flávio Leal, em Piraí, foi discutida pela Câmara Municipal. A indicação, de autoria do presidente da Casa Legislativa, Alex Joaquim (PL), e do vereador Ronaldo Correa Leite, o Didi (Patriota), foi apresentada na sessão do último dia 12 de março.

Com população estimada em cerca de 29.550 moradores, segundo o IBGE, Piraí conta atualmente com 14 leitos de enfermaria no HFL – sendo 12 do Sistema Único de Saúde (SUS) e dois privados. Quando é preciso internação no CTI, a secretaria municipal de Saúde encaminha os pacientes para outros municípios que dispõe de vagas. Com a pandemia do novo coronavírus, por exemplo, o Hospital Regional Médio Paraíba, em Volta Redonda, tem centralizado grande parte da demanda.

“É de extrema relevância a instalação de um CTI, pois será um salto grande e importante para nosso município, dando suporte e o amparo imediato aos que necessitam de cuidados especiais”, justificou o vereador Alex Joaquim.

O Hospital Flávio Leal é uma casa de caridade que recebe pacientes não apenas de Piraí e outros municípios do Sul Fluminense, como também de parte da Baixada, como Seropédica, Paracambi e Itaguaí. Além disso, por estar próxima à rodovia Presidente Dutra, principal via que liga Rio de Janeiro a São Paulo, a unidade absorve vítimas de acidentes do trecho que corta a cidade.

A estrutura do hospital conta, entre outras, com centro cirúrgico e sala de estabilização, que recebe paciente grave da emergência e consegue mantê-lo estável até que haja vaga na central de regulação dos leitos de CTI do Estado para transferência. A indicação, aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara, segue para apreciação do Poder Executivo.

registrado em: