Vereadores analisam Projeto de Lei que suspende desconto de empréstimo consignado na folha de pagamento dos servidores públicos

por eduardo — última modificação 09/07/2020 10h59
Medida beneficiaria trabalhadores da ativa e inativos, aposentados e pensionistas do município
Vereadores analisam Projeto de Lei que suspende desconto de empréstimo consignado na folha de pagamento dos servidores públicos

"Os servidores precisam desse apoio financeiro”, destacou Júnior Rocha

Os vereadores da Câmara de Piraí começaram a apreciar, na sessão do dia 6 de julho, o Projeto de Lei nº 41/2020 que suspende temporariamente, por um período de três meses, descontos de empréstimos consignados em folha de pagamento dos servidores públicos do município. A matéria é uma iniciativa do vereador Júnior Rocha (DEM).  

De acordo com o parlamentar, o objetivo é auxiliar o servidor público municipal a restabelecer o quadro financeiro durante o período de pandemia do novo coronavírus. “As despesas familiares aumentaram no período da pandemia, e os servidores precisam desse apoio financeiro”, destacou Júnior Rocha, ressaltando ainda que, em outra oportunidade, proposta semelhante foi apresentada em forma de Indicação pelo vereador Luiz Fernando Colucci Júnior, o Júnior Dentista (PSB).

A suspensão dos descontos de empréstimos consignados em folhas atenderia servidores da ativa e inativos, aposentados e pensionistas do município de Piraí, assim como já vem sendo adotado por prefeituras de outras cidades da região do Sul do Estado e no Rio de Janeiro. Aqueles que não desejarem aderir a suspensão do pagamento da parcela deverão comunicar à instituição financeira na qual foi realizado o contrato. O Projeto de Lei prevê que caso ocorra o fim do estado de emergência decretado antes do prazo de 90 dias, fica restabelecido a cobrança regular.

A matéria ainda será votada pelo plenário da Câmara de Piraí. No caso de aprovação, segue para apreciação do prefeito, que terá até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.