Vereadores de Piraí se reúnem com o secretário André Ceciliano, no Palácio do Planalto

por eduardo — última modificação 09/02/2023 19h33
Parlamentares buscam apoio para viabilizar a regularização das propriedades às margens da Dutra

Vereadores de Piraí se reuniram com André Ceciliano, secretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, nesta quinta-feira (dia 8), no Palácio do Planalto, em Brasília. Entre os assuntos debatidos, o desenvolvimento do município do Sul do Estado. Também foi levado o pedido de apoio para viabilizar a regularização das propriedades às margens da Rodovia Presidente Dutra, que a concessionária CRR RioSP pretende fechar os acessos. 

Os parlamentares da Câmara de Piraí lembraram que um projeto de lei foi aprovado pelo plenário da Casa autorizando o Município a reduzir a reserva de faixa não edificável ao longo das faixas de domínio público de rodovias. A proposta, de autoria do vereador Sena (PDT), tem como objetivo viabilizar a regularização desses imóveis e instituir um novo limite.

O representante do governo federal se comprometeu em agendar um encontro entre os vereadores e a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). 

Cultura

Ainda na parte da tarde, os cinco vereadores foram recebidos pelo secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares. Na conversa, foi falado das atividades desenvolvidas em Piraí, em especial o grupo de jongo de Arrozal, fundado pelos troncos descendentes dos escravos da Fazenda da Cachoeira. 

A comitiva contou nas duas audiências com as presenças dos vereadores Alex Joaquim (PL), Betão (PSB), Sena (PDT), Russo (Avante) e João Máximo (PDT).